quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Chapada Diamantina - Bahia

           A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro do Estado brasileiro da Bahia, onde nascem quase todos os rios da bacia de paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais. 
            
- Vegetação:




A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas.
Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase, como a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre ou o deslumbrante Poço Encantado. Mas são tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes e aventuras. A Chapada abriga, em seus vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas como no Vale do Capão. Os dois pontos mais altos da Bahia estão na Chapada: o Pico do Barbado com 2.033 metros (o mais alto do nordeste) e o Pico das Almas com 1 958 metros.

- Hotéis:
Se você procura um bom hotel, tranquilo e paisagista, sugiro que você opte por este:

Hotel Pousada Canto das Águas



"Pode entrar, as portas nem existem". Esse é o nosso modo de dizer que o hotel está aberto 24 horas para os hóspedes, para a brisa que vem da serra, e para o canto das águas do rio Lençóis que passa ao lado.




O Hotel cresceu em uma curva deste mesmo rio. Em cima das rochas e olhando o verde da mata em suas encostas. E mirando também a cidade de Lençóis, que um dia foi diamantífera e hoje cintila como um dos destinos mais desejados e diversificados em todo o Brasil.
No Canto das Águas expressa-se a diversidade e beleza. Nos vários estilos de acomodações que tem, em um cardápio cheio de surpresas gastronômicas, nas diversas opções de descanso e lazer que preparamos para tornar sua estadia muito mais agradável. 







- Atrações Turísticas:
A Chapada Diamantina tem como principais atrações suas cachoeiras, serras e rios.


- Cachoeira da Fumaça

Local perfeito para aventureiros de plantão.Apresenta um percurso com cerca de 48 km, com direito a trekking, tirolesa, descida em cabo de aço a uma altura de 60 m e em seguida saltar no poço da cachoeira, classifica-se como uma "aventura punk". 




- Serrano
Fica a menos de um quilômetro de distância da cidade e sua descida é em busca do leito do rio Lençóis, para um banho reconfortante. O local, de antigo garimpo, agora é um belvedere natural onde ocorrem quedas d´água que possuem aproximadamente 15 m de altura, dividida em várias quedas pequenas; a principal é conhecida como "sonrisal" porque cura qualquer ressaca .As rochas são de tonalidade rósea e incrustadas de seixos, lembrando painéis em mosaico.    

Por: João Pedro e João Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário